quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Estudantes da Ufba continuam na Reitoria


Atualmente, o motivo é a adesão da Ufba ao Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Os estudantes reclamam que o programa vai aumentar a quantidade de alunos na universidade, piorando a qualidade do ensino.

Atualmente, a relação aluno/professor é 13/1 e o programa pretende aumentar para 18/1. Com isso, a universidade conseguiria atingir a meta estabelecida pelo artigo 1º do decreto nº. 9.096, que institui o Reuni.

Robson Almeida, em matéria publicada em A Tarde, declarou: “Não vemos como aumentar a relação aluno/professor, já que enfrentamos hoje o problema de salas superlotadas”.

O Andes (Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior) também se tem demonstrado contrário ao Reuni. Quanto ao aumento da relação aluno/professor, o professor Paulo Rizzo – presidente do sindicato –, em matéria para a Folha Dirigida, considera o programa “agride os professores”.

Segundo o documento “Mentiras e verdades” disponibilizado no site da Ufba, os recursos que a universidade baiana vai conseguir com o Reuni são “mais que suficientes para a expansão prevista no Reuni/Ufba”.

Os estudantes estão há tanto na reitoria que já se constitui um movimento com nome: MORU. Desde 1º de outubro (há exato um mês), eles ocupam e fazem barulho na reitoria. Inicialmente o motivo eram as instalações das residências universitárias.

Nenhum comentário: