sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Contagem de Moradores de Rua


O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) pretende realizar contagem dos moradores de rua em todo o Brasil a partir de Outubro. Apenas Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo não vão ser contemplados com a contagem, pois já fizeram a pesquisa. O Ministério vai deslocar 2500 pesquisadores e investir R$1,5 milhões. O objetivo é criar políticas públicas que contemplem esse segmento da população. Essa notícia tem também nos sites da Agência Brasil, Estado de São Paulo e Jornal da Mídia.

Em
outra matéria do Jornal da Mídia, saiu que em Salvador o Comércio é a região que mais atrai moradores de rua. O veículo explora a situação dos comerciantes locais: “acho que falta iniciativa do governo. O que fazer com essas crianças? Faltam projetos e controle”, declara Tereza Pereira, proprietária da Panificadora Cayru; “O resultado do descaso, de acordo com ele (José Andrade Bulhões, proprietário do Mercadinho São Salvador), é uma grande quantidade de moradores de rua, homens, mulheres e crianças que consomem bebidas alcoólicas, usam drogas e não se alimentam, além do acumulo de lixo nas esquinas e mau cheiro”.

Um
capítulo da tese “Avaliação de distúrbios mentais em moradores de albergues públicos das cidades do Rio de Janeiro e Niterói”, pós-doutor em Medicina Giovanni Marcos Lovisi, expõe alguns problemas metodológicos envolvidos em pesquisa sobre quantidade de moradores de rua. Esses problemas têm sido pensados desde que este tipo de pesquisa foi feito em Chicago, nos EUA. Alguns dos problemas são:
- os moradores de rua migram muito;
- nem sempre é fácil fazer a distinção entre morador de rua e pessoas que passeiam na rua;
- alguns moradores dormem em lugares escondidos, criando dificuldades para os pesquisadores os localizarem;
- muitos moradores de rua têm vergonha de dizer que estão nessa situação.

Nenhum comentário: