quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O problema da evasão escolar não é necessidade de trabalho


Um dos resultados do programa “Nenhum a Menos” é que o principal motivo da evasão escolar é a falta de compromisso dos pais. O programa é executado por cinco estudantes da Faced/UFBA, cujo trabalho é visitar a família dos alunos evadidos. O programa é orientado pelo professor José Albertino Lordelo – vice-diretor de pós-graduação da Faced –, e recebe financiamento da Fapesb e contempla duas escolas na Liberdade e duas em Sete de Abril.

Professor Lordello chegou a expor esse resultado do programa em declaração no Jornal A Tarde. No entanto, poucos dias antes da publicação da matéria, saiu que dados da FGV mostram ser a necessidade de trabalho o motivo da evasão escolar na maioria dos casos de evasão escolar no blog na estudante da Faculdade 2 de Julho Marisol Almofrey.

O professor e os estudantes rebatem as informações de Marisol com dados práticos. “Foi na prática, com o desenrolar do programa, que descobrimos que o motivo é a falta de interesse dos pais”, diz Lordello. Jamile Carvalho, estudante que executa o programa em uma escola de Sete de Abril, afirma não ter visto caso de aluno que tenha faltado a escola por causa de necessidade de trabalho.

Para saber mais sobre evasão escolar, acesse o blog de Paloma Nogueira.

Um comentário:

ivanildes disse...

Sou uma das bolsistas que participa do projeto. Gostei muito da reportagem, realmente é isso que acontece com os estudantes de bairros carentes de Salvador. Imagine como é difícil abordar as famílias perguntando o motivo pelo qual seus filhos não estão indo à escola e perceber que há descompromisso porque eles simplesmente acham que ficar sem ir a escola alguns dias não prejudica.